Aprender e ensinar com as tecnologias de comunicação e informação: A experiência da UFS C na formação de professores através da modalidade a distância
Data de início: 01/05/2009 Data de término: 30/04/2011
Apoio: CNPq/PIBIC
Coordenadora: Andrea Lapa
Descrição
Partiu de uma perspectiva da mídia-educação de uma educação para os meios e pelos meios, isto é, uma educação que promove uma formação crítica através das mídias, mas também para as mídias. A proposta de pesquisa referiu-se ao estudo do papel docente na modalidade a distância, estudado a partir da experiência dos profissionais envolvidos nos projetos de formação de professores da UFSC na EaD. Tratou de uma pesquisa qualitativa, através da metodologia da teoria enunciativa de Bakhtin e o método da auto-observação. Foi realizado por meio de levantamento e coleta de dados, que foram os textos dos nativos acerca do objeto, e da análise do diálogo entre textos em busca da atribuição de sentidos gerados a partir desta observação de conflitos e tensões.
Participantes: Rose Cerny, Nilza Gomes, Isabella Benfica, Maria Luiza Belloni, Graziela Gomes Stein Teixeira, Sabrina Botelho Kons, Jéssica Schiller.