Educação e Tecnologia: Investigando o potencial das redes sociais para a formação do sujeito e a produção coletiva do conhecimento(RPPE)
Data de início: 01/04/2013 Data de término: 30/03/2016
Apoio: Obeduc/CAPES e Humanas/CNPq
Coordenadora: Andrea Lapa
Descrição
Este projeto de pesquisa se refere ao Núcleo UFSC do Projeto em Rede do Observatório de Educação da Capes – 20336_OBEDUC/2012, intitulado redes de Políticas Públicas e Educação (RPPE), sob coordenação geral de Tamara Egler (IPPUR/UFRJ). O Núcleo UFSC investigou ações nas redes sociais que são indicativas de se tornarem espaços de possibilidade para a formação do sujeito. Primeiramente pelo conhecimento das iniciativas já existentes, no que elas são capazes de atender ao objetivo de formação do sujeito. E depois na proposição e na investigação em ação de uma possível apropriação das redes sociais, que permita analisar os desafios e conflitos para a educação (dentro e fora da escola) para uma apropriação das redes sociais como espaços de possibilidade para a formação do sujeito e a construção coletiva do conhecimento científico.
Participantes: Marina Bazzo de Espíndola, Simone Leal Schwertl, André Ary Leonel, Ana Carla Mees, Jaisson Ramos, Jane Bauer Argenta, Maria do Carmos Ávila Lehmkuhl,, Andreson Lopes Lacerda, Ingrid Nicola Souto, Graziela Gomes Stein Teixeira Vânia Amélia Miranda Koerich, Sabrina Botelho Kons, Vinícius Ramos, NIlza Gomes, Robson Ferreira Fernandes, Marilia Lara Bergamo, Leonardo Calbusch, Cesar Smaniotto Júnior, Arisnaldo Adriano da Cunha, Giliane Bruna Nicoluzi Rebello, Fran Cardoso, Jean Carlos Sales Pantoja, Pedro Júlio Ramos Rebeschini, Samuel Heidermann , Antonio Augusto Menezes Wundervald.
INSTITUIÇÕES EM REDE: UFRJ, UFF/Campos e UFSC.