Formação crítica na educação a distância (2007-2009)
Data de início: 01/04/2007 Data de término: 30/03/2009
Apoio: CNPq/PIBIC
Coordenadora: Andrea Lapa
Descrição
Este estudo apontou caminhos para desenvolver a formação crítica do sujeito através da educação a distância. Para tal propôs desenvolver a pesquisa em duas frentes:
1) na abordagem teórica para uma aproximação entre o discurso comum do campo educacional da prática da educação a distância, de modo a indicar caminhos para uma apropriação das TIC segundo objetivos característicos do campo.
2) na análise exploratória de cursos – para identificar uma prática pedagógica possível de ser adotada para promover a formação crítica do sujeito em uma educação mediada pela tecnologia.
Uma apropriação não-instrumentalista das TIC na Educação a Distância (EaD) demanda que se procure identificar quais são as condições de apropriação que determinam e restringem a formação crítica, e quais são as que se apresentam em estado de latência, e, portanto, que são passíveis de serem exploradas enquanto possibilidade. Tanto no que se refere à existência e consolidação de uma abordagem teórica que construa a ponte entre o discurso comum do campo educacional e as práticas didáticas que incorporam as TIC (como meio e como objeto de estudo), quanto no que se refere à análise exploratória de práticas de ensino e de aprendizagem mediadas pelas TIC como um possível lugar para a formação crítica do sujeito.
Participantes: Tainá Coelho