Conexão Escola-Mundo

O Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã é um dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Comunic, iniciado no ano de 2018.

Trata de uma rede de pesquisadores e instituições que através de uma prática de trabalho colaborativo de ação e reflexão propõem a experimentação de um ecossistema educativo alternativo, construído na e com as escolas. Uma práxis inovadora de educação em direitos humanos, entendida como uma formação para a cidadania através da imersão na cultura digital em uma perspectiva ativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa, que chamamos de escola hacker.

Aqui, você acompanha os trabalhos que resultam desse projeto:

2020 – Teses (Doutorado)

Formação do sujeito-arquiautor em práticas de empoderamento na escola  por meio de audiovisualidades da cultura digital
Programa de Pós-Graduação em Educação (Educação e Comunicação)
Autor: Andreson Lopes de Lacerda. Orientadora: Dra. Andrea Lapa
Como citar: LACERDA, Andreson Lopes de. Formação do sujeito-arquiautor em práticas de empoderamento na escola  por meio de audiovisualidades da cultura digital. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2020.

Não é mimimi. Proposta de educação intercultural em direitos humanos na cultura digital
Programa de Pós-Graduação em Educação
Autora: Isabel Colucci Coelho. Orientadora: Profa. Dra. Andrea Lapa. Coorientadora: Profa. Dra. Fernanda Lapa
Como citar: COELHO, Isabel Colucci. Não é mimimi. Proposta de educação intercultural em direitos humanos na cultura digital. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2020.

2019 – Periódicos

La comunicación en disputa: el rol de educadores y cientificos.
Autores: Andrea Lapa; Nelson Pretto (UFBA).
Revista de Docencia Universitaria, v. 17
Como citar: LAPA, Andrea; PRETTO, Nelson. La comunicación en disputa: el rol de educadores y cientificos. Revista de Docencia Universitaria, v. 17, 2019.

DESAFIOS DA PESQUISA ATIVISTA EM EDUCAÇÃO
Autoras: Andrea Lapa; Lucrezia Lanna Crescenzi; Sabrina Severo da Silva.
Revista: Teias, v. 20
Como citar: Revista Teias, v. 20LAPA, Andrea; CRESCENZI, Lucrezia Lanna; SILVA, Sabrina Severo da. Desafios da pesquisa ativista em educação. Revista Teias, v. 20, 2019.

EDUCAÇÃO ATIVISTA NA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIAS PLURAIS NAS REDES EDUCATIVAS
Autoras: Andrea Lapa, Cristiane Porto, Maria Luiza Oswald.
Revista: Teias, v. 20
Como citar: LAPA, Andrea; PORTO, Cristiane; OSWALD, Maria Luiza. Educação ativista na cibercultura: Experiências plurais nas redes educativas. Revista Teias, v. 20, 2019.

EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL: PERVERSÕES E OPORTUNIDADES
Autora: Isabel Colucci Coelho
Revista Teias, v. 20
COELHO, Isabel Colucci. Educação para democracia no contexto da cultura digital: perversões e oportunidades. Revista Teias, v. 20, 2019.

2019 – Dissertação (Mestrado)

Educação em Direitos Humanos e “Conexão Escola-Mundo”: desafios e oportunidades no processo de empoderamento juvenil
Programa de Pós-Graduação em Educação
Autora: Florencia Medina Rakos. Orientadora: Andrea Lapa
Como citar: RAKOS, Florencia Medina. Educação em Direitos Humanos e “Conexão Escola-Mundo”: desafios e oportunidades no processo de empoderamento juvenil. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

2019 – Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

MÍDIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS: UMA PESQUISA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC
Graduação em Pedagogia
Autora: Mariana de Oliveira. Orientadora: Profa. Dra. Andrea Lapa
Como citar: OLIVEIRA, Mariana. Mídias digitais nos anos iniciais: uma pesquisa no Colégio de Aplicação da UFSC. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia). Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

2019 – Anais de congressos

Processo de pesquisa e desenvolvimento de ações educativas a partir de metodologias colaborativas no âmbito do projeto Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã.
Autoras: Marina Bazzo de Espíndola e Sabrina Severo da Silva
Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2019, Lisboa.
Como citar: ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de; SILVA, Sabrina Severo da. Processo de pesquisa e desenvolvimento de ações educativas a partir de metodologias colaborativas no âmbito do projeto Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã. Anais do 8o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Lisboa, 2019.

Estratégias pedagógicas em sociologia: desafios e possibilidades para trabalhar direitos humanos e educação hacker.
Autora: Marivone Piana
Evento: 19 Congresso Brasileiro de Sociologia
Como citar: PIANA, Marivone. Estratégias pedagógicas em sociologia: desafios e possibilidades para trabalhar direitos humanos e educação hacker. Anais do 19 Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis, 2019.